Brincar é uma ação fundamental na vida da criança, desde seu nascimento é por meio da brincadeira que a criança desenvolve habilidades e adquire conhecimentos. Nos primeiros meses de vida, a criança gosta de brincar com os dedos das mãos e dos pés, faz ruídos e balbucios. Seu corpo é uma forma de conhecer a si mesma e desenvolver a percepção de que está separada de outras pessoas.
A criança gosta de brincar com blocos coloridos, caixas, tampas, brinquedos, enfim, gostam de brincar com diversos tipos de objetos, e nesse tipo de interação que vai aprender as características de cada objeto, como formas, tamanhos, semelhanças ou diferenças, texturas, cores etc. Ao lidar com eles, também adquire e fortalece habilidades motoras finas, onde desenvolve a consciência espacial e aprende noções de causa e efeito, como por exemplo jogar o objeto no chão para ouvir barulho.
A criança inicia a descoberta para o mundo, e quando falamos da idade dos 2 aos 6 anos, as crianças esforçam-se para compreender cada vez mais o mundo que a rodeia. Ela aprende sobre ele e esse
aprendizado se dá em grande parte por meio das brincadeiras e das interações com outro.
É importante destacar que a criança é uma aprendiz nata, pois é extremamente curiosa, interessada e aberta a novas descobertas nas atividades que realiza, por isso aprende de forma ativa, brincando, imaginando, perguntando, observando, experimentando e descobrindo novas relações.
A criança constrói sua identidade pessoal e social através das interações e experiências cotidianas que vivencia.
Por isso, é sábio quando se diz: “toda criança tem que brincar muito!”.
Mais lidas
Como é importante brincar na infância.
Nenhum comentárioDeixe a raiva secar
Nenhum comentárioVínculo Afetivo com o Bebê
Nenhum comentário